sábado, 28 de junho de 2008

ORIENTE MÉDIO




PREVE HISTÓRICO

A região mais rica em petróleo do mundo é composta por 16 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Barein, Catar, Chipre, Lêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia, Emirados Árabes unidos.
O Oriente Médio é circulado pelo Mar Arábico, Vermelho, Mediterrâneo, Negro e Cáspio. No seu aspecto físico o relevo predominante do Oriente Médio são os planaltos limitados por conjuntos montanhosos e as planícies restringem-se às áreas situadas entre o litoral e os conjuntos montanhosos. Cerca de 90% de seu território é dominado pelos climas árido e semi-árido. As partes desérticas são marcadas pela escassez de chuvas e também pelas variações de temperatura que oscilam de 50°C durante o dia e 0ºC à noite. Com esse tipo de temperatura, a população tem uma adaptação própria. Utilizam roupas largas e escuras, largas para se manterem frescos durante o dia e escuras para se aquecer com a luz solar, mantendo-se aquecidos durante a noite, pois à noite a temperatura cai bruscamente. A vegetação é de xerófilas plantas adaptáveis a lugares secos. Seu território é coberto por uma grande quantidade de desertos, devido ao seu clima árido e semi-árido, dificultando as atividades agrícolas exigindo o uso intenso de irrigação que é utilizada de forma rudimentar, explicando de certa forma a baixa produtividade, atribuindo impacto econômico e social.

2 comentários:

Marisa, Martinho, Vânia disse...

Realmente o Oriente médio è um barril de polvora. que tem como principal elemento desencadeador desta explosão que pareçe não ter mais fim, forças externas. É aceitavel que a guerra religião aparenta ser o fator principal deste conflito. Porém, esta guerra atende a interesses estrangeiros ligados a forças internas no Oriente Medio. Relação que se torna cada vez mais dificil em virtude da grande competição mundial.

MARTINHO BITTENCOURT

Anônimo disse...

MARIA DA Glória CONCORDO COM MEUS COLEGAS QUE O ORIENTE E'UM BARRIL DE POLVORA,os problemas econômicos e seus desdobramentos sociais tiveram sérios efeitos políticos,as pressões pela democratização,geraram grandes campanha contra a corrupão bem como a reformulação da legislação eleitoral isso formulou um projeto que objetivava reduzir a desigualdade.