sábado, 28 de junho de 2008

OS CONFLITOS ENTRE JUDEUS (ISRAELENSES) E ÁRABES (PALESTINOS)

Os conflitos que hoje assolam no Oriente Médio têm diferentes motivos:
- O principal deles diz a respeito do território: israelenses e palestinos que lutam para assegurar terras sobre as quais segundo eles, tem direito milenar.
- Outra questão: seria a cultura e a imposição de valores ocidentais a milenares orientais.
- E podemos mencionar o fator econômico: as potências capitalistas que desejam estabelecer um ponto estratégico, na mais rica região petrolíferas do planeta. Estes são os fatores de muitos conflitos no Oriente médio. E um dos principais conflitos que ocorreu em 1948 a 1949 foi à disputa de territórios entre árabes e judeus.
A disputa pela palestina entre os dois povos tem origens na antiguidade. Desde épocas remotas, as terras que hoje correspondem a Israel, Cisjordânia, Faixa de Gaza e imediações eram ocupadas por hebreus e árabes. Ao longo da história, essas terras foram invadidos por povos, inclusive romanos, persas e otomanos.
No inicio da idade média, a Palestina pertencia ao Império Romano e era habitado em sua maioria por povos cristãos, esse território foi dominado por romanos e babilônios que acabaram expulsando os judeus da Palestina os quais permaneceram durante séculos com o sonho de retornar a “Terra Prometida”. Foi uma expulsão forçada, enfrentaram todo tipo de discriminação e com isso se dispersaram por vários países principalmente pela Europa onde espalharam sua cultura e viveram espalhados pelo mundo sem território. Então com a ausência dos judeus a Palestina foi ocupada por outros povos que igualmente sentiam-se no direito de nele permanecer de modo autônomo.
Depois a região foi dominada pela Grã Bretanha que com apoio das Ligas das Nações a qual tinha objetivo de evitar a guerra entre os povos e pregar a justiça e o respeito ao direito internacional, concebeu a Grã-Bretanha o mandato sobre a Palestina, o Iraque e a Transjordânia (atual Jordânia).
Durante o domínio britânico, sobre a região, os ingleses permitiram a compra de terras na palestina por ricos judeus de todo mundo que começaram a reocupar a região. Eles retornaram a antiga Palestina a fim de criar um Estado e com isso esbarraram com os árabes que ocupavam essa área há séculos. Inúmeros judeus se instalaram na Palestina e fundaram varias colônias agrícolas conquistando boa parte das terras boas para o cultivo e entrando em conflitos com os árabes porque a área de assentamento judia não foram delimitadas e tiveram que compartilhar o mesmo território. Então os árabes começaram a sentir-se ameaçados nos seus direitos sobre a terra e com o descontrole de judeus na Palestina. Essa imigração tornou-se mais intensa durante a 2ª guerra mundial (1939-1945) quando os judeus foram cruelmente perseguidos e mortos pelo nazismo alemão na Europa e acabaram voltando para a Terra Prometida.

DO PLANO DE PARTILHA ÀS GUERRAS E ACORDOS

Com os conflitos originados pela disputa de território os britânicos que mantinham controle sobre a região não quiseram se envolver por causa do petróleo que suas empresas exploravam no mundo árabe e na tentativa de encontrar uma solução para a situação transferiram-o para a ONU.
Então 1947, a ONU dividiram a Palestina em três áreas:
- 56% das terras para o Estado judeu;
- 42% para o Estado; árabe.
- 0,7 para um território internacional neutro que pertencia á cidade de Jerusalém, a qual ficaria sobre a administração da ONU.
O plano de partilha foi aceito pelos judeus porque queriam criar um Estado judeu e rejeitado pelos árabes alegando de terem sido prejudicados na partilha da ONU.
Após a retirada das tropas britânicas que ocupavam a região começou em 1948 uma guerra entre Israel e Árabe que procuraram defender a independência e a integridade de seus membros. O exercito israelense venceu a primeira guerra contra os paises árabes ampliando suas fronteiras além dos limites estabelecidos pela ONU. Após a guerra dos seis dias Israel conquista o deserto do Sinai, Faixa de Gaza (Egito), a Cisjordânia e as colinas de Golã na (Síria).
Em 1948, lideres políticos judeus proclamaram a independência de seus territórios, criando, o Estado de Israel. Em resposta os paises árabes; Síria, Egito, Jordânia, Líbano, e Iraque invadiram Israel a fim de acabar com o Estado judeu, dando inicio a conflitos na região que se arrastam até os dias atuais. Essa guerra criou os mais complicados problemas para a paz na região: um imenso número de árabes fugiu das áreas ocupadas por Israel em direção aos países vizinhos, onde passaram viver como refugiados.
Na década de 60, os palestinos organizaram-se na criação da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), que tinha por objetivo expulsar os judeus e criar o Estado da Palestina, para retornar os territórios ocupados por Israel (judeus).
Em 1993, Israel e o Conselho Nacional Palestino (OLP) assinaram um Acordo de Oslo e o Wye Plantation (98), Israel entregou porções de terra aos palestinos.

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Os curdos também é outro exemplo de um povo sem nação no Oriente Médio. O antigo Curdistão hoje está divido entre 4 estados: Turquia, Irã, Síria e Iraque. somente no último os curdos são reconhecidos, nos demais estados este povo é privado de todos os direitos.

Anônimo disse...

Concordo com a colega Fernanda, e incluo que os curdos são reconhecidos pelo Iraque mas que mesmo assim são perceguidos pelos mesmos.

Anônimo disse...

A ideia de criar um estado Israelense , partiu de um movimento judeu que desde o século XIX luta pela reunificação do povo judeu nessa terra.Esse movimento incentivou a migração de judeus de diversas parts do mundo para a Palestina. Com isso o conflito entre judeus e palestinos começaram a se multiplicar .

Anônimo disse...

O governo israelense está construindo um muro, em torno da Cisjordânia e de Jerusalém que vai modificar radicalmente a paisagem geográfica e política do Oriente Médio. Edificando uma muralha maior que a do muro de Berlim para separ os judeus dos palestinos chamado de "muro da vergonha".

Unknown disse...

isso é uma bichona kkkkk