sábado, 28 de junho de 2008

CARACTERÍSTICAS DAS RELIGIÕES DO ORIENTE MÉDIO

No Oriente Médio existem três religiões: o islamismo, judaísmo e cristianismo.

O ISLAMISMO

È a religião que mais cresce no mundo e possui 1,3 bilhões de pessoas. Nesta religião só há um Deus, que é Ala, e Maomé o seu profeta. Ele fazia suas pregações na cidade de Meca uma área sagrada, onde se encontra a caaba que era um prédio retangular onde Maomé fazia suas pregações. Todos os mulçumanos deviam se esforçar para realizar uma caminhada à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida. Este acontecimento é muito importante para os fiéis trocarem idéias, notícias trazidas de toda parte do mundo.
De acordo com os preceitos dessa religião, cada fiel deve rezar pelo menos 5 vezes ao dia. As orações podem ser realizadas em qualquer lugar, mas as mesquitas são espaços a rezas em grupo. O ritual começa quando está amanhecendo e deve se repetir ao meio-dia, no meio da tarde, no momento do pôr-do –sol e a noite.
- O Ramadã: o nono mês do ano mulçumano é reverenciado com sagrado neste período, as relações sexuais não são permitidas, o jejum é obrigatório.
- O consumo de bebida alcoólica e fumo são expressamente proibidos.
- A caridade é um dever, e as doações devem ser proporcionais á renda dos seguidores.


JUDAÍSMO

Segundo a Bíblia, Deus chamou Abrão, mudou seu nome para Abraão e estabeleceu com ele uma aliança. Como sinais dela, os homens seguidores da fé deveriam fazer a circuncisão.
A obra de Abraão foi completada por outro líder, Moisés, o qual deu ao povo judeu um código de leis que inclui de noções teológicas a hábitos alimentares e sexuais. As leis estabelecem a idéia de monoteísmo (a crença num só Deus). Deveriam ainda trabalhar nos sábados, celebrar festas como a Páscoa e não tocar em animais considerados impuros, como o porco.
Os judeus tiveram uma historia política agitada. Depois de um período de esplendor com o rei Salomão, foram dominados por vários povos, como os assírios, os persas e os romanos rebelaram-se sempre contra o domínio estrangeiro, guardando firme a idéia de que era um “povo eleito”, ou seja, uma nação que Deus escolhera de forma especial sobre a Terra. Por isso, os judeus nunca foram missionários, não procuraram espalhar a religião judaica.


CRISTIANISMO

Na ordem cronológica, do judaísmo nasceu o cristianismo. Um judeu, Jesus Cristo, pregava uma nova religião, inicialmente bastante próxima do judaísmo.
À idéia de um Deus único e justo, enfatizada pelos últimos profetas do judaísmo, Jesus acrescentava a revelação de Messias sofredor, que daria a vida pela remissão dos pecados e pela salvação de todos os homens que o aceitassem. Nascia o cristianismo, que, ao contrario de sua matriz, tornou-se uma religião extremamente missionária. Jesus, embora não rejeitasse a Lei e os Profetas, referia-se freqüentemente à liberdade do poder de Deus, quebrando princípios enraizados nas interpretações oficias. A negação do mundo, uma vida futura de recompensas ou de castigos, novos ritos de iniciação (o batismo, em vez da circuncisão), igualdade entre todos os homens, uma vida moral e justa baseada na soberania de Deus eram os ensinamentos que transmitia, enquanto levava uma vida de pobreza e de sacrifício.

6 comentários:

Patrick dos santos disse...

Islamisno e Catolicismo

Patrick dos santos

o catolicismo foi a religião que prevaleceu durante anos,com sua supremacia de autoritarismo e poder.sendo a que mais tinha numeros de fieis. hoje em dia não é mais assim o catolicismo perdeu seu poder, por alguns razões, de erros cometidos no seu passado. Atualmente há religião que vem ocupado seu espaço e o islamismo com a aproximadamente 1,3 bilhão de adeptos, seguindo do catoliscimos com apenas 1,1 bilhão de pessoas.
Alguns fatores podem explicar esse eventual crescimento, podemos abservar a taxa de natalidade da comunidade catolica que esta bem abaixo da media mundial e tambem do islã não ser uma religião monolitico com o catolicismo, ele se divide em xiita, sunita,alauita e etc, e o crescimento demografico de seus descedente e bem maior que a media mundial e bem maior que a do cotolicismo, fato que explica a supremacia do crescimento do islamismo pelo mundo.

Anônimo disse...

O islamismo no Irã é uma politica de Estado, após a morte de Maomé, ocorreu muita divergência em relação ao seu substituto na liderança islâmica com isto surgiu dois grupos os xiitas e os sunitas, para os xiitas o direito de liderança era restritamente aos descendentes de Maomé,e para os sunitas este direito dependia somente da obediência por parte das lideranças. Atualmente a religião muçulmana abrange cerca de 75 nações,e a maior parte desta nações se encontra na Ásia.


Áurea Ricardo Garcia

pico da neblina disse...

Sem. Jesus. Só. Guerra

pico da neblina disse...

Sem. Jesus. Só. Guerra

Tiago Monteiro disse...

Quero, apenas, fazer um ligeira correção. É que Jesus Cristo não pregava uma nova religião. Ele cumpriu o que todos os profetas haviam anunciado, ou seja, a vinda do Messias. Após ele Sr. Jesus, ai, sim, apareceu a religião que chamamos de Cristianismo.

Jorge disse...

Eu quero saber se tem mais religiões